segunda-feira, 15 de março de 2010

COMO ESCOLHER O FILTRO SOLAR CORRETO


Use filtro solar. A frase que virou coqueluche por conta de uma poesia gravada em vídeo é um conselho essencial que todos que procuram evitar o envelhecimento precoce deveriam seguir. Porém, com tanta variedade de opções no mercado, como saber qual o filtro solar adequado para sua pele?

Quem pode dizer com exatidão qual a marca e o tipo de filtro solar que você deve usar, evidentemente, é o seu profissional em estética. Procure-o pelo menos uma vez por ano também para fazer um exame geral em sua pele e assim evitar a disseminação de fungos, micoses e outros males.

Mesmo antes de consultar o profissional ( Fisioterapeuta Dermato-Funcional), eis alguns conselhos que podem ser seguidos para quem procura saber qual o filtro solar mais adequado.

1) Fator de Proteção Solar: É o FPS que determina a proteção contra os raios UVB que são os responsáveis pela vermelhidão e queimadura da pele. Em linhas gerais, um filtro solar com FPS 15 protege sua pele 15 vezes mais do que se você saísse ao sol sem ele. Atente para o fato de que a partir do FPS 30 a proteção vai diminuindo. Nos Estados Unidos, inclusive, por lei não há filtros solares com FPS maior do que 30.

2) Proteção UVA: Embora os raios UVB deixem a pele vermelha e queimada, os raios UVA é que são responsáveis por manchas escuras, envelhecimento e câncer. Por isso, um filtro solar completo deve obrigatoriamente ter também a proteção contra raios UVA.

3) Antioxidantes e vitaminas: Observe se o filtro solar que você está utilizando possui algum aditivo como vitaminas ou antioxidantes. Esses ingredientes dão uma proteção adicional. Ingredientes interessantes são as vitaminas A, C, E , o pantenol e o chá verde.

Adquira já o seu!