segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O Fisioterapia tem lugar de destaque entre as profissões da área de saúde, através de uma atuação marcante no aspecto social, atuando em todos os níveis de atenção à saúde: promoção, prevenção e reabilitação. Ainda é considerada uma das profissões mais jovens no Brasil (regulamentada em 1969), porém poucas profissões tiveram um desenvolvimento tão rápido e significativo.


Graduação em Fisioterapia:

O Curso de Graduação em Fisioterapia tem como objetivo formar um profissional generalista, humanista, crítico e reflexivo, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, detendo visão ampla e global, respeitando os princípios éticos/bioéticos, e culturais do individuo e da coletividade, capaz de ter como objetivo de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, objetivando preservar, desenvolver, restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional, eleição e execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação.

Especialidades da Fisioterapia:

A Fisioterapia atua em quase todas as áreas da saúde. Entretanto, o Coffito (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) reconhece apenas algumas especialidades, dentre elas a Quiropraxia. As outras especialidades são: Acupuntura, Fisioterapia Esportiva, Fisioterapia do Trabalho, Fisioterapia Neuro-funcional, Fisioterapia Onco-funcional, Fisioterapia em Saúde Coletiva, Fisioterapia Dermato-Funcional Fisioterapia Traumato-ortopédica funcional, Osteopatia (Resolução nº. 220, de 23/05/2001, a mesma da Quiropraxia) e a Saúde da Mulher.


Quiropraxia como recurso terapêutico da Fisioterapia
:

A Fisioterapia conta com um verdadeiro arsenal de recursos terapêuticos manuais e eletrotermofototerápicos, sendo que dentre os manuais, destacam-se técnicas manipulativas como os ajustes quiropráxicos, por exemplo.


O Fisioterapeuta Quiropraxista (quiropráxico), portanto, é o profissional que utiliza os recursos quiropráxicos na avaliação, no diagnóstico cinsesiológico-funcional, no tratamento e na prevenção das desordens mecânicas do sistema músculo-esquelético e que afetam a função do sistema nervoso e da saúde em geral. Diversas outras técnicas e/ou recursos fisioterapêuticos podem ser agregados à "Fisioterapia Quiropráxica", potencializando ainda mais os resultados. Isso faz do Fisioterapeuta um profissional altamente qualificado para tratar as mais diversas afecções neuro-músculo-esqueléticas.


A Quiropraxia no Brasil:


Sabemos que a Quiropraxia é regulamentada como profissão em diversos países. Entretanto, no Brasil, as coisas estão acontecendo de forma diferente. O que poucas pessoas sabem, é que cada país tem autonomia pra criar suas próprias leis, não sendo obrigado a seguir modelos de outros países. Além disso, o Brasil não é obrigado a seguir as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e nem seguir os moldes das organizações internacionais que regem a Quiropraxia.


Isso ficou bem claro depois que o Projeto de Lei no. 4.199/2001 que tratava na Câmara dos Deputados (Regulamentação da Quiropraxia como profissão no Brasil), foi arquivado e publicado no DCD do dia 01/02/2011. O referido Projeto passou por duas legislaturas e foi reprovado por uma comissão.


Portanto, no Brasil, a Fisioterapia continua sendo a única profissão regulamentada a exercer legalmente a Quiropraxia.