quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010


COLÁGENO
A proteína mais abundante no nosso organismo é o colágeno, ele representa mais de 30% da proteína total do corpo e 6% do peso total, sendo obtidos industrialmente principalmente através dos bovinos. As fibras de colágeno são grossas e resistentes, distendendo-se pouco quando tensionadas.

No corpo humano, o colágeno desempenha várias funções, como unir e fortalecer os tecidos, mantendo a forma e impedindo a deformação dos tecidos. ela faz parte da composição de ossos, tendões cartilagens e pele ( confere resistência a pele).

Com a idade nosso organismo sofre privações de colágeno, atualmente a alimentação diária está muitas vezes carentes de vitaminas e proteínas.

A carência de colágeno se torna visível na fase mais madura onde pode ocorrer fraturas com frequência, começam a aparecer as rugas, e a pele perde elasticidade. Por isso é muito importante uma alimentação balanceada (com ingestão de carne magras) e prática de exercício físicos.

A deficiência de colágeno no organismo pode acarretar problemas como má formação óssea, rigidez muscular, problemas com o crescimento, inflamação nas juntas articulares, doenças cutâneas, flacidez tissular, etc.

O colágeno é utilizado na fabricação de iogurtes, embutidos (salsichas, presunto, rosbife) e para algumas sobremesas de fácil preparação ( gelatinas, pudins, maria-mole), sendo também muito utilizado na área de cosméticos e produtos fármacos. Mas a melhor fonte de ingestão de proteína para síntese de colágeno é a carne magra.

O indicado é ter uma dieta rica em colágenos, além de vitaminas, proteínas, carboidratos e lipídeos, sem esquecer dos líquidos ( água, sucos, água de coco).
PODE ESCOLHER!

É possível repor os níveis de colágeno no organismo também por meio da alimentação. Suas melhores fontes são os itens de origem animal, especialmente a carne vermelha. "Entretanto, somente a dieta não é capaz de fornecer a quantidade que nosso organismo necessita. A partir dos 30 anos, recomendo suplementação, que pode ser adiantada ou adiada em casos específicos". No mercado e nas farmácias, você já encontra o colágeno em diferentes formatos.
Conheça as opções e eleja aquela que mais combina com suas necessidades e estilo de vida:

Hidrolisado: é o colágeno em pó, que pode ser encontrado em sachês individuais ou em potes com porções maiores, como um quilo. É um dos preferidos dos nutricionistas. Isso porque o processo de hidrólise, que consiste na quebra das moléculas de proteína, faz que ele seja mais bem absorvido pelo organismo. "Indico essa versão porque é de fácil absorção e digestão, além de possuir paladar agradável". Pode ser misturada em água, sucos ou vitaminas.
Cápsulas: sua base também é o colágeno hidrolisado, mas nesse formato a absorção é menor, pois antes de tudo, o revestimento da cápsula precisa ser digerido. "desvantagem é que as cápsulas contam com uma porção reduzida de colágeno. É preciso ingerir cerca de 20 cápsulas para alcançar a recomendação diária de 10 gramas. Já na versão em pó, basta uma colher das de sobremesa".
Balas: também levam colágeno hidrolisado, mas para dar sabor ao doce são adicionados aromas de frutas, além dos corantes que tingem o produto. Têm a consistência parecida com a da bala de goma. Sua digestão é lenta e, por isso, confere saciedade. A absorção pelo organismo leva mais tempo do que na versão em pó. "A vantagem é que, geralmente, a fórmula conta com fitoterápicos, como, por exemplo, substâncias que reduzem o apetite ou queimam carboidrato. É uma versão mais cara do que as demais".
Sendo esta proteína precursora da saúde e do rejuvenescimento, vale a pena, investir numa dieta balanceada e atividade física.