segunda-feira, 12 de outubro de 2009




CELULITE
LIVRE-SE DELA

A celulite também chamada Lipodistrofia Ginóide, pode ser definida como uma alteração crônica do tecido adiposo, que provoca uma modificação de sua textura, retenção hídrica, um maior teor de lipídeos, distrofia local, formação de tecido fibrótico e um aspecto gelatinoso, provocando uma alteração da circulação de micronutrientes entre as células e a liberação de toxinas provenientes do metabolismo.


Externamente ela assemelha-se com uma "casca de laranja". A celulite tem sido objeto de estudo estudos exaustivos, pois ela afeta cerca de 8 entre 10 mulheres, e por isso é motivo de grande preocupação de especialistas e pacientes. Quanto ao tipo de celulite, elas podem ser pastosas ou fibrosas, isto é, são mais ou menos moles ao exame de palpação. Elas, também, podem ser dolorosas, ou não associadas à flacidez muscular.


Causas:

- Sedentarismo

- Alterações Hormonais

- Pílula Anticoncepcional

- Estress

- Problemas Circulatórios

- Dietas Inadequadas


São os responsáveis pelos furinhos, por provocar retenção de água, nódulos, inchaço e acúmulo de toxinas. Como a causa não é específica, o tratamento para ser eficaz, precisa-se inicialmente identificar os fatores desencadeantes como também saber o grau em que está a sua celulite.


Prevenção:

A melhor maneira de evitar a celulite é praticar exercícios aeróbicos (correr, andar, nadar) e fugir de frituras, do açucar, e de bebidas com cafeína. Vale, ainda, não usar roupas justas e ficar de olho nas alterações hormonais.

Grau I: Só é possível visualizar se a pele for precionada. É um ótimo estágio para eliminar o mal pois os resultados são rápidos.

Grau II: Aqui já dá para notar as saliências a olho nu, mas ainda são leves e podem ser trabalhadas sem grande dificuldades.

Grau III: Nesse nível as ondulações são acentuadas, podendo ser agravadas por flacidez e inchaço. Os nódulos ficam endurecidos e a pele áspera.

Grau IV: Fase mais grave em que a pele torna-se cheia de depressões, a flacidez é evidente e a retenção de líquidos no local atrapalha a circulação.


O que Agrava os Furinhos:

Cigarro: diminui o tamanho dos vasos sanguíneos e dificulta a criculação

Refrigerantes, Chás e Café: todas essas bebidas são estimulantes , liberam adrenalina no organismo e consequentemente, contraem os vasos.

Sedentarimo: faz diminuir a circulação periférica e aumenta as chances de sobrepeso.

Dieta com muita Gordura e Açucar: facilita o inchaço das células adiposas.

Pílula Anticoncepcional: o hormônio feminino estrôgenio favorece o acúmulo de gordura.

Bebida Alcoólica: causa inchaço e retenção de líquidos, umas das causas da celulite.

Calças muito Justas: prejudicam a circulação.


Tratamentos:

- Ultra-Som

- Endermoterapia

- Mesoterapia

- Drenagem Linfática