terça-feira, 8 de setembro de 2009


ESTRIAS

O QUE SÃO?

Rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele, formada por colágeno e elastina (responsáveis pela elasticidade e tonicidade), resultantes de um estresse mecânico (estiramento) ou estresse fisiológico (estímulo hormonal).

ONDE APARECEM?

São comuns nas mamas, quadris, culotes,coxas e glúteo.

TRATAMENTO

Consiste na aplicação de uma "melange" (mescla de substância) que estilmulam o novo colágeno, hidratam e regeneram a pele. As sessões são realizadas por médicos ou fisioterapeutas especializados em tratamento de estrias, e é eles que define a concentração dos produtos utilizados, que podem variar de caso para caso, dependendo do tipo de pele, da extensãoe estado da estrias.

TIPOS DE ESTRIAS

As estrias mais avermelhadassão as mais recentes, tendo essa coloração devido ao rompimento sanguíneo. Os tratamentos iniciados nessa fase têm melhor resultado pois as células continuam vivas e com maior capacidade regenerativa.
Já as estrias brancas são consideradas mais antigas; a melanina não é mais produzida onde asfibras se rompem. Também apresentam uma diminuição acentuada na espessura da pele, formando uma depressão, tipo cicatriz. Os tratamentos iniciados nessa fase conseguem apenas estreitá-las e melhorar seu aspecto.

COMO EVITÁ-LAS

A prevenção é a melhor forma de evitá-las. Como? hidratando e nutrindo a pele ao máximo para garantir sua elasticidade e impedir sua ruptura de suas camadas internas.

Evitar roupas apertadas é uma maneira de evitar as estrias. "A pratica de exercícios físicos regularmente, evitar engordar e emagrecer repentinamente e a preferência por alimentos saudáveis são fundamentais para evitar estrias", aconselha os dermatologistas.

TRATAMENTO DE ESTRIAS COM ÁCIDO RETINÓICO

Ação - Estimulação de maior produção de colágeno, que interrompeo processo inflamatório e preenche a depressão, caso ela já esteja se formado.Também remove as camadas superficiais da pele, fazendo com que as estrias pareçam menos profundas.

Anestesia: não é necessária. A aplicação é quase indolor.

Reações: por quatro dias a pele fica ressecada e pode descamar.

Contra-Indicações: mulheres com pele muito sensível ou que pretendem tomar sol em seguida.

Primeiros resultados: em média após quatro sessões.

NÚMERO DE SEESÕES: de cinco a dez, feitas de 15 a 30 dias.